Aqui montamos uma coletânea de fatos sobre o sono!

Confira:

 

 

Dormir de barriga cheia é ruim?

Verdade

O Processo digestivo estimula a produção de insulina, hormônio que favorece o estado de alerta - e não o sono.

 

Um copo de leite quente antes de deitar favorece uma boa noite de sono?

As vezes                                                                

O leite possui triptofano, aminoácido que estimula um neurotransmissor, a serotonina, atuante na região do cérebro relacionada ao sono. A questão é que nem sempre o triptofano é absorvido pelo organismo. Depende, basicamente, da combinação com outros alimentos que a pessoa ingeriu e do nível de açúcar no sangue.

 

Dormir com a luz acessa atrapalha?

Verdade                                                                 

A luz estimula certos receptores na retina que, por meio de fibras nervosas, enviam ao cérebro a mensagem de que ele deve permanecer em estado de vigília. 

 

 

Exercícios físicos noturnos prejudicam o sono?

Verdade                                                                

Os exercícios estimulam a produção de adrenalina, hormônio que contribui para o estado de alerta. Também fazem aumentar a temperatura do corpo justamente num momento em que ele deveria estar perdendo calor. Isso dificulta a chegada do sono

 

Banho quente ajuda a pegar no sono?

Verdade                                                                  

A água quente provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos e, como consequência disso, o corpo perde calor – situação ideal para o sono.